Guia do Vendedor

GUIA DO VENDEDOR DO WALLMIX

 

 

10 DICAS PARA QUEM ACABA DE CHEGAR NO WALLMIX

 

Você se cadastrou no Wallmix para vender há pouco tempo? Seja muito bem-vindo à nossa comunidade de lojistas criativos! Para você não se sentir desamparada neste começo, fizemos uma listinha de coisas básicas a se fazer para começar com o pé direito por aqui. 

Confira nossa lista de conselhos favoritos, criados especialmente para a nossa comunidade criativa.

 

  1. Deixe a loja com a sua cara!

Abriu a loja? Então cadastre produtos para vender! Loja cheia e com novidades frequentes atrai clientes e novos contatos. Para deixar a loja com sua cara, reserve um tempinho para personalizar seu banner e sua fachada.

 

  1. Atenção para títulos, tags e categorização!

Títulos e tags são a principal forma de clientes encontrarem produtos. É através da busca no site que eles acham o que procuram, portanto só irão te achar se seus produtos forem cadastrados corretamente.

Para não errar, coloque-se sempre no lugar de seus potenciais clientes na hora de criar títulos e tags. Que palavras eles usariam na busca para achar seus produtos no Wallmix? Que tipo de uso eles dariam a eles? Inclua sempre estas informações na descrição e nas tags do produto.

Ao cadastrar, categorize sua peça na categoria-mãe e subcategoria que mais se encaixa com seu tipo de produto.

 

  1. Organize sua loja!

Assim como em uma loja física, separar os produtos por categorias facilita a vida do cliente. No Wallmix você pode organizar seus produtos por coleções, de acordo com a sua vontade. Faça uma coleção para promoções, outro para uma coleção específica, outro para pronta entrega – ou o que mais fizer sentido para sua loja. Loja organizada é tudo de bom e os clientes adoram.

 

  1. Apareça usando os Anúncios Plus!

 Você pode escolher dois modelos de anúncio ao cadastrar um produto: Clássico ou Plus. Os produtos com Anúncio Clássico terão a mesma exposição e regras que o modelo de anúncio que já existia no Wallmix. Por isso, todos os produtos atuais são considerados automaticamente como um Anúncio Clássico no novo modelo.

Já os produtos que forem cadastrados ou convertidos ao Anúncio Plus terão maior exposição nas buscas e nas ações de Marketing do Wallmix.

 

  1. Fotos que valem por mil palavras!

Na internet, seu cliente não pode tocar ou experimentar o produto. Portanto, uma boa foto é essencial! Uma foto clara, sem sombra e com foco é vital para atrair a atenção de clientes e passar uma imagem profissional do seu trabalho. Hoje em dia é possível tirar fotos de boa qualidade em casa com equipamentos muito simples. Basta uma câmera portátil e uma janela com bastante luz natural. 

 

  1. Calcule o seu preço!

Você está cobrando o preço correto pelo que vende? Não existe apenas uma maneira de precificar produtos, você irá encontrar a ideal com a prática e dependendo do seu público. Já escrevemos posts sobre precificação que podem ser úteis para quem está começando. 

 

  1. Encontre o seu diferencial

A concorrência está acirrada? Encontre ou crie o seu diferencial, aquilo que torna a sua loja e serviço únicos perante a concorrência. Pode ser a originalidade, o acabamento, o seu atendimento, o seu prazo, o valor agregado em toda a sua comunicação e sua marca. Faça uma análise do seu diferencial e invista nele para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

 

  1. Atendimento nota 10!

Recebeu uma mensagem de um potencial cliente? Responda rápido, de maneira educada e simpática. Coloque todas as informações úteis na página de políticas da loja. Seja bem claro sobre prazos de produção e de envio, política de troca, embalagem, descontos e tudo mais.

O contato direto entre criador e comprador é um dos diferenciais da venda no Wallmix, portanto, capriche. Quando enviar o produto coloque uma nota personalizada de agradecimento ou um pequeno mimo. Os clientes adoram esta atenção extra! Faça com que cada cliente se sinta único. Um ótimo atendimento resultará em ótimas avaliações, clientes retornando e recomendando você. 

 

  1. Conte ao mundo que você tem uma loja!

Você montou sua loja, colocou fotos legais e está pronta para vender. É hora de divulgar que a sua loja existe e é muito legal. Além de contar para seus amigos (virtuais e reais), que tal criar uma página para sua marca e associar à sua loja no Wallmix? Use as redes sociais a seu favor! Utilize seu blog (se tiver um) para divulgar seus trabalhos e fotos dos bastidores e tenha seus cartões de visita ou cartão digital atualizado e sempre a postos.

 

  1. Aproveite todos os recursos gratuitos!

No Wallmix todos podem ter sucesso. E para ajudá-la temos uma equipe que fica de olho nas informações e dicas que ajudarão você a obter o máximo da sua loja e das ferramentas do site. Acompanhe os posts aqui do blog com dicas para lojistas, oportunidades, entrevistas, freebies para baixar e tudo de legal que acontece no meio criativo. Conheça outros lojistas, troque informações e participe.

Se gostou destas 10 dicas temos mais ainda na seção Guia do Vendedor.

Lembre-se que gerenciar uma loja online é um trabalho contínuo e dinâmico. Fique sempre de olho em referências legais para melhorar seus produtos, o visual e a audiência. E tenha paciência e perseverança na empreitada, pois talento criativo você já tem de sobra.

Sempre que precisar, não esqueça: você sempre poderá consultar nossa ajuda online.

 

Boa sorte e boas vendas!

 

 

FIZ MINHA PRIMEIRA VENDA. E AGORA?

 

É responsabilidade do vendedor:

 

Manter atualizado os dados peso e medida do pacote para cálculo do frete em cada produto, para utilizar o frete com desconto (PLP). Diferenças no valor calculado serão cobradas ao final de cada mês e a atenção e correção dos pesos e medidas informados são de responsabilidade do vendedor. O frete com desconto é para uso exclusivo em pedidos concretizados no Elo7.

______________________________________________________________________________________________

 

Seguem abaixo algumas informações que lhe ajudarão a concluir sua 1ª venda:

1). Caso o frete de sua loja esteja configurado no modo Manual, é necessário calcular o frete para o comprador:

Clique no botão Calcular frete e prossiga. Veja um exemplo:

 

 No modo Automático, o frete é definido ao comprador diretamente pelo sistema. Atenção quanto ao cadastro do produto. Todas as medidas do pacote deverão ser inseridas para que o cálculo automático funcione corretamente.

 

2). Aguarde o comprador escolher a melhor a opção de frete desejada e concluir o pagamento.

Pagamento feito via MixCash será autorizado automaticamente na página do pedido.

 

3). Com o pagamento do pedido concluído, hora de produzir a mercadoria! 

 

4). Sugerimos que três dias antes do envio, emita a PLP.

 

Acesse a página do pedido e clique no botão “Emitir PLP“.

 

Importante: A PLP será emitida apenas em pedido cujo o frete informado foi com desconto. Pedidos com o frete personalizado, o envio é feito sem a utilização da PLP.

Imprima a PLP, cole na caixa e leve sua mercadoria aos Correios.

 

5). Após a postagem da mercadoria, na página do pedido, clique no botão “Já enviei os produtos”. O código do rastreio será inserido automaticamente pelo sistema.

 

GUIA PARA NOVOS NO WALLMIX – PERSONALIZE SUA LOJA

 

Você é novo aqui no Wallmix? Seja muito bem-vindo à comunidade de lojistas criativos! Estamos preparando uma série de materiais informativos com passo a passo para você colocar a mão na massa e criar uma Loja fora de série no Wallmix. 

 

Na primeira edição desta série, o Guia para Novos no Wallmix – Personalize sua Loja, vamos te ensinar tudo que você precisa saber para deixar a Loja com a sua cara. Sabia que a aparência de uma Loja pode influenciar na decisão de compra de um cliente? Uma pergunta para se ter em mente é: “Como consigo causar uma boa primeira impressão a quem visita a minha Loja?”.

 

Iremos te ensinar como alterar as imagens e elementos na sua Loja, como criar suas Políticas de venda, como criar uma Loja personalizada com a Vitrine Wallmix e muito mais! Uma das formas de aumentar a credibilidade em sua Loja é caprichar nos elementos visuais como Banner, Fachada, Logomarca ou foto e Vitrine, mas fique tranquilo pois vamos explicar detalhadamente cada um destes itens.

 

Cuidar do visual da loja é importante pois ela será um dos primeiros contatos que um futuro cliente terá com sua marca. E se a primeira impressão é a que fica, por que não aproveitar para mostrar o quanto a sua loja é profissional? Veja nesse passo a passo como fazer a personalização.

 

No painel de controle da sua loja, no menu Minha Loja, vá em Personalizar loja e insira uma imagem na Fachada. Não esqueça de também personalizar o banner e o logo.

 

Estes três itens que compõem o kit de personalização do Wallmix, são 3 imagens muito importantes para o sucesso da sua loja. Vamos agora falar de cada um deles.

 

Banner
O banner é um retângulo de largura entre 1366 e 1920 pixels e altura entre 190 até 268 pixels que fica na parte superior da tela. É uma das peças principais para identificação da sua loja e por isso nessa peça deve constar o seu logo, o nome da sua loja e se for preciso, uma breve descrição dos seus produtos – breve mesmo, no máximo algumas palavras. E atenção: todos esses itens devem ter boa leitura, ou seja, as cores devem ter um bom contraste e as fontes devem ter um tamanho que permita uma leitura fácil e clara das palavras.

 

Fachada
A fachada vem logo abaixo do banner e tem um tamanho de largura entre 400 até 840 pixels e altura de 400 pixels. Pode ser apresentada de 3 formas: fachada com 400×400 pixels e descrição com até 800 caracteres; Fachada com 400×840 pixels, ou somente descrição com até 1500 caracteres. Neste espaço você pode aproveitar para se comunicar com seus clientes – pode colocar uma mensagem de boas-vindas, colocar fotos ou até mesmo anunciar promoções ou informações que mereçam destaque naquele momento.

 

Logo ou foto


E por último – mas não menos importante, temos a foto ou logo, que é uma imagem pequena e quadrada (thumbnail) de medidas mínimas de 160 pixels, formato JPEG, até 10mb. Ela serve para os clientes identificarem a sua loja mais facilmente quando usarem a busca do site. E também aparece ao lado dos seus comentários quando você responde a uma pergunta de cliente.

 

Cartões de Visita

 
Agora que a sua loja do Wallmix está personalizada, pegue seus cartões de visita e faça uma análise. A sua loja e o seu cartão combinam? Não é necessário que eles sejam idênticos, mas o logo, as cores, o tipo de fonte são os mesmos? Você consegue entender rapidamente que tudo faz parte de um conjunto? Faça um teste e pergunte para parentes e amigos – nesse momento uma opinião vinda de fora pode ajudar a entender se você precisa fazer algum ajuste no seu material de comunicação.

 

Com a sua fachada e cartão de visitas prontos, estamos cuidando da identidade visual da sua loja. Esta é a palavra usada em design gráfico para definir o conjunto de elementos que torna possível que qualquer pessoa reconheça o seu produto ou empresa facilmente por aí. Sim, pois apesar da sua loja ser virtual, o objetivo é que você seja reconhecida num bazar ou mesmo numa foto no Instagram. E unindo a qualidade do seu produto, sua atenção com o cliente, pontualidade na entrega, uma embalagem linda e clientes satisfeitos, o resultado só pode ser uma ótima impressão.

 

Um detalhe muito importante especialmente para quem está começando: se você ainda não tem um logo ou ainda não sabe o que usar, nada de sair copiando da internet. Isso é muito sério e se chama plágio. Se você não leva jeito para design a melhor coisa é terceirizar o trabalho. Existem profissionais que podem fazer banners e fachadas para você. Muitos podem ser encontrados aqui mesmo no Wallmix!

Hoje falamos sobre banner, fachada e logo, os elementos básicos de personalização da sua loja no Wallmix. Ainda temos mais trabalho pela frente, mas esses são itens muito importantes para definirmos nossa identidade visual.

 

 

Mãos à obra!

 

Agora, se você já colocou todo o conteúdo que ensinamos aqui em prática, não deixe de conferir outros Guias que nossa equipe preparou: Guia para embalar e enviar produtos fora de sérieGuia para fotografar produtos fora de série e Guia para descrever produtos fora de série.

Sempre que precisar, não esqueça: você sempre poderá consultar nossa ajuda online.

 

Boa sorte e boas vendas!

 

GUIA PARA NOVOS NO WALLMIX – CADASTRE SEUS PRODUTOS

 

Já vimos no “Guia para novos – Personalize sua Loja” tudo que você precisa saber para criar a identidade visual da sua marca e deixá-la com a sua cara. É com muita alegria que a equipe do Wallmix traz a segunda edição da série de conteúdos para quem acabou de criar a sua loja no Elo7, “Como cadastrar um produto?”. 

 

Você precisa aprender como cadastrar produtos em sua loja: tamanho e formato das fotos e dados do produto. Além disso, iremos compartilhar dicas para que seus produtos sejam encontrados nas buscas do Wallmix e muito mais!

 

Para tornar este processo o mais simples e prático possível para você, explicamos tudo passo a passo. Iremos te ensinar como inserir fotos, título, descrição, preço e todas as informações necessárias sobre seus produtos.

 

É importante que os produtos da sua loja tenham algo em comum, pode ser a técnica, o tipo de produto ou segmento. Caso crie produtos muito diversificados, como bonecas de tecido e centros de mesa de crochê, sugerimos que crie mais de uma loja no Wallmix. Não se esqueça que boas fotos aliadas a uma descrição criativa são a chave para o sucesso em vendas na sua Loja. Depois de todas essas dicas, é hora de colocá-las em prática, mãos à obra!

 

Para cadastrar produtos, acesse em sua loja o menu Produtos > Cadastrar Novo.

1). Clique em adicionar fotos e selecione a imagem.

 

A largura recomendada da foto é de 1000 pixels de largura para a visualização da foto com zoom e resolução máxima de 10 Megapixel.  A altura mínima é de 580 pixels e formato do arquivo JPEG.

 

Você pode inserir até 5 fotos em cada produto simultaneamente. Para isso, use as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar as fotos.

 

2). Cadastre os dados do produto:

– Coloque uma descrição detalhada do produto. Informe na descrição os materiais usados, as corestamanhos disponíveis, o processo usado para criar o produto, a finalidade do produto, e descreva em quais ocasiões, situações ou ambientes o produto pode ser usado;

– Informe o tamanho e dimensões do produto e pacote (principalmente se oferecer o frete automático);

– Na página de cadastro ou edição do produto, selecione o tipo “Produtos Artesanais” ou “Materiais para artesanato” e a Categoria e Subcategoria referentes ao produto cadastrado.

Dicas: Seja criativo e objetivo, para agradar tanto a clientes que querem saber de cara do que se trata o seu produto quanto aqueles que se encantam com a história por trás da peça. Seja muito claro na hora de escrever seu texto. Explique tudo o que for necessário e preencha os campos de dimensões e peso do produto para que o cliente possa comprar imediatamente. Uma descrição objetiva evita aquele volume de clientes solicitando informações básicas, o que toma tempo e nem sempre gera vendas.

 

Disponibilizamos uma funcionalidade que facilita o cadastro de novos produtos que possuem similaridades, como peças parecidas ou de uma mesma coleção. Acesse os menus de sua loja: Produtos > Cadastrar > carregue suas fotos e clique na opção “Preencher com os dados de produtos já cadastrado” na lista de produtos, escolha o qual deseja.

É necessária muita atenção ao realizar essa operação para certificar-se de que cada produto tenha um título único, tags relevantes, descrição e dimensões de acordo. O cadastro de produtos semelhantes agiliza as operações, mas se usado incorretamente (copiando tudo sem alterações) pode prejudicar o resultado nas buscas e frustrar o seu cliente.

 

GUIA PARA A CRIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SUA LOJA

 

Sua loja está linda, com fotos e produtos incríveis, mas sabe aquela sensação de que ainda está faltando alguma coisa? Quem sabe esse detalhe que está faltando não são as políticas da loja? Opa! Agora é a hora de corrigir isso.


Toda boa loja que se preze deve investir um tempo para criar suas políticas e redigi-las de forma bem clara e objetiva. Elas ajudam a proteger cliente e vendedor e podem evitar desentendimentos, além de transmitir muito mais credibilidade e profissionalismo ao seu negócio =)

 

Para facilitar, fizemos um guia com itens indispensáveis para direcionar a criação de suas políticas de venda. 

 

ITENS ESSENCIAIS PARA A ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SUA LOJA

 

Prazo de produção e envio

Geralmente os prazos de produção variam conforme o produto e é importante reforçar isso na elaboração de suas políticas, inclusive. Caso seus prazos variem de acordo com o produto ou quantidades, ressalte isso ou estipule um prazo médio. Informe também que o prazo de produção será contabilizado a partir da confirmação do pagamento do pedido.

 

Trocas e devoluções

Determine suas regras para situações como essas. No caso de troca, quem arcará com o frete? Aceitará devoluções? A devolução poderá ser feita em até quantos dias?  Use também como ferramenta para a elaboração da política de trocas e devoluções do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

Meios de pagamento aceitos

Os ícones dos meios de pagamento já aparecem lá na página inicial de sua loja, mas não custa reforçar a informação. Por exemplo, os pagamentos podem ser feitos através de boleto bancário e cartões de crédito, com parcelamento em até 12 vezes com juros ou, se o vendedor tiver o parcelamento sem juros ativo em sua loja, poderá especificar em até 12 vezes sem juros.

 

Prazos de resposta

Esse é um ponto bem importante. Alguns vendedores têm o (ótimo) hábito de responder quase que prontamente às mensagens e pedidos, porém nem sempre isso é possível. O ideal é especificar qual é o seu prazo máximo de resposta, mas, recomendamos que não ultrapasse 24 horas, afinal, quem gosta de esperar?

 

Prazo de cancelamento de pedidos

Trace um prazo para cancelar um pedido que não foi concretizado. Um pedido em aberto é ruim, pois, “segura” um produto que poderia ser vendido para outra pessoa. Alguns vendedores cancelam em 48 horas, 7 dias, isso depende de cada loja. Ah! Não se esqueça de deixar uma mensagem ao comprador perguntando se ainda há interesse no produto antes de cancelar o pedido, e caso cancele, o avise que este poderá ser reativado.

 

Opções de Frete

Informe as formas que seus produtos podem ser enviados (Sedex, PAC, transportadora, etc) e se você já utiliza o frete com desconto, reforce essa informação, pois ela é um ótimo atrativo! Oferece frete grátis a partir de determinado valor ou para alguns produtos? Ressalte isso também nas políticas de sua loja. Caso seu frete seja manual, especifique que o frete será informado após o envio do pedido.

Os itens acima são os de maior importância na construção das políticas de venda de sua loja, mas você pode incluir outros tópicos de acordo com a necessidade e o seu tipo de negócio, como prazos de envio de arte para aprovação, valor adicional para presente, garantias, descontos em atacado e outros esclarecimentos.

 

Para lojas participantes do programa Google Shopping para Vendedores, confira as regras da política no link a seguir:

 

MODELO DE POLÍTICAS PARA O GOOGLE SHOPPING

 

Dicas para redigir suas políticas de venda

Seja informativo. Esse é o lugar onde você pode detalhar seus processos. O que o comprador precisa saber antes de comprar?

Seja positivo. Seja simpático e evite frases como “Eu me eximo de quaisquer responsabilidades”. Crie políticas que você também gostaria de ler se fosse um comprador!

Pesquise. Dê uma olhadinha nas lojas que você admira e se inspire para criar suas próprias políticas.
Seja justo. Políticas são projetadas para proteger você e seus compradores. Com segurança você inspira confiança.

Seja simples. Textos excessivamente longos não são interessantes para seu cliente. Redija suas políticas de forma clara e objetiva.

Seja esperto. Caso receba com frequência a mesma dúvida de diferentes compradores, considere incluir a resposta em suas políticas. Isso poderá ajudar a pular a etapa do contato prévio e agilizar a venda.

A cereja do bolo. Se você oferece algum diferencial, como uma embalagem especial, um brinde junto com as compras, um prazo super-rápido de envio, aproveite para descrever isso! Isso contará como um ponto positivo para você e sua loja #ficaadica.

 

Lembre-se que as políticas de loja podem ser construídas aos poucos, de acordo com o que funciona para seu negócio. Então comece a escrevê-las, mas não esqueça de atualizá-las de tempos em tempos.

 

AGORA MÃOS À OBRA!

 

VEJA NA PRÁTICA COMO CRIAR AS POLÍTICAS DA LOJA:

Acesse o menu: Minha Loja / Personalizar loja.

As políticas da loja podem ser visualizadas na página inicial da loja e nas páginas dos produtos. 

 

Inclua nas Políticas de sua loja tudo sobre:

Prazos de produção e entrega;

Política de personalização;

Reservas e desistências;

Trocas e devoluções;

Prazo para concretização (pagamento) do pedido;

Prazo de resposta e atualização dos pedidos;

Tipos e prazos de frete;

Meios de pagamento;

Valor adicional para presente;

Garantia e outros esclarecimentos;

O máximo de caracteres que pode inserir no campo Políticas da Loja é 5.000 (com espaço).

 

Boas vendas!

 

MEIOS DE PAGAMENTO: GUIA PARA NOVOS NO WALLMIX

 

Agora que você já aprendeu como personalizar a sua Loja e cadastrar seus produtos, neste terceiro conteúdo da série “Guia para novos no Wallmix”, iremos ensinar tudo que você precisa saber para configurar os Meios de Pagamento MixCash em sua loja. Isso permitirá que sua loja aceite pagamentos por boleto bancário e cartão de crédito, além de oferecer mais segurança para seus clientes concretizarem suas vendas.

 

GUIA PARA NOVOS NO WALLMIX – MEIOS DE PAGAMENTOS

 

Neste guia vamos te explicar como criar seu cadastro MixCash, receber pagamentos e sacar dinheiro de sua conta, além de compartilhar informações sobre prazos, taxas e vantagens de cada um dos meios de pagamento. Todo lojista deve obrigatoriamente vincular o cadastro do MixCash para criar a sua loja no Wallmix.

 

Para aumentar as chances de concretizar uma venda em sua loja no Wallmix, é muito importante se atentar aos meios de pagamento que você disponibiliza aos seus clientes pois eles podem ter preferência ou confiança por um meio de pagamento específico e além disso, você aumenta as chances de ser encontrado nas buscas do Wallmix .

Vale frisar que o Wallmix é um site seguro e as transações de pagamento são protegidas pelo sistema SSL

Sempre que precisar de qualquer informação sobre sua loja no Wallmix, não esqueça: você sempre poderá consultar nossa ajuda online. Esperamos que tenha gostado e aproveitado este conteúdo!

 

Boa sorte e boas vendas! 

Carrinho de compras